27/09/2017 - 16:25:00
Lembro que quando começamos o setor financeiro na ZeroD, há 2 anos, trabalhávamos com o Excel.
Apesar de ter vários sistemas financeiros desenvolvidos desde que programava sistema de padaria no Delphi aos 14 anos, até versões web responsivas para faculdades, escolas, empresas de locação, construtoras, imobiliárias; Optei por passar meus conhecimentos para depois começamos a operar o sistema e entender como funciona uma empresa.
Quando fazia o atendimento a meus clientes, o grande problema que tive em implantar os sistemas foi a dificuldade do cliente no assunto.
Principalmente na hora se organizar as categorias de contas da empresa e as tomadas de decisão financeiras na hora de fazer previsões de pagamentos e recebimentos. Sempre senti que as empresas viviam de venda. Se tinha algo para pagar era só correr atrás das vendas. Mas na crise tudo muda, pois há uma queda nas vendas.
Na minha empresa, passei todos os conceitos das planilhas Excel para a equipe, depois expliquei a dificuldade para se geri-las. No Excel existe sempre uma falsa sensação de controle até que esqueçamos alguma coisa.
Hoje temos total controle de todas as ações financeiras e conseguimos projetar 2 anos à frente toda nossa empresa; Ou seja, já sabemos que devíamos declarar falência e ter fechado as portas há um ano e meio atras hahaha. Mas como empreendedores e brasileiros, não desistimos nunca.
Digo sobre os conceitos e tomadas de decisão.
Exemplo: Como somos pequenos empresários, às vezes ou sempre o money falta. Se por exemplo temos as seguintes contas pra pagar:
* 500 imposto
* 200 energia
* 100 faxineira
E estamos com 500 no caixa. Qual seria a sequência de pagamentos para fazermos ?
Eu particularmente pagaria a faxineira porque ela depende disto para vir no próximo dia. Esperaria entrar mais 400 e pagaria o imposto pois o juros é mais alto que a conta de luz e depois pagaria a luz porque sei que só cortam em 3 meses.
Já implantei sistemas financeiros e a empresa lançava no sistema como um robô e não projetava 12 meses de conta de luz; Ou seja, Só tinha a projeção mensal, bimestral no máximo de pagamentos. Por isso digo sobre ter um controle e projeção de todos os recebimentos e custos.
Neste mês de setembro juntamos 3 sistemas em nossa empresa. Uma frente( PDV). Uma sistema de controle financeiro e um integrador de nota fiscal e criamos uma nova startup chamada DotCount. Veja mais em dotcount.com.br
Você contrata uma equipe interna para cuidar de seu financeiro e as tarefas são redundantes sem um sistema que mostre qual direção seguir. Com o Dotcount você tem agilidade nos relatórios financeiros e o controle de sua empresa na palma da mão.
Além disso, montamos uma equipe de consultores financeiros e um plano de vendas com as principais ideias de como gerir nosso sistema em sua empresa.
Estamos em fase de lançamento e devemos comercializar a partir de outubro, se quiser saber um pouco mais basta preencher o formulário de contato em http://www.dotcount.com.br/fale-conosco